HISTÓRIA
DA ESCOLA PADRE PALHANO
O BAIRRO
ÀS MARGENS DO RIACHO MUCAMBINHO POR VOLTA DE
1990 COMEÇAVAM A APARECER OS PRIMEIROS MORADORES DO ATUAL BAIRRO PADRE PALHANO.
ESSAS PESSOAS OCUPARAM ESSE TERRENO QUE FICA À MARGEM ESQUERDA DO RIACHO MUCAMBINHO,
AO LADO DA ENTÃO CONHECIDA FAZENDA ARROZ DE PROPRIEDADE DO SR. LUIZ FROTA
CARNEIRO, DONO DESSAS TERRAS EM VOLTA DO MUCAMBINHO. SÓ HAVIA ESSA FAZENDA E A
CASA DO ANTONIO OSMAR DOS SANTOS, CONHECIDO COMO ANTÔNIO MURIÇOCA, QUE FOI QUEM
FUNDOU O GPM (GUARITA DA POLÍCIA MILITAR) E O CONSELHO COMUNITÁRIO DE
SEGURANÇA.
PRIMEIRO, AS PESSOAS COMEÇARAM A SE ORGANIZAR,
FUNDARAM A ASSOCIAÇÃO, E ESTA LUTOU PARA CONSTRUIR UMA CRECHE PARA ATENDER ÀS
CRIANÇAS DO BAIRRO, QUE FOI CONSTRUÍDA COM RECURSOS DO GOVERNO DO ESTADO.
COLOCARAM O NOME DE CRECHE COMUNITÁRIA DO BAIRRO PADRE PALHANO, TENDO COMO
PRIMEIRO PRESIDENTE SR. FRANCISCO ESTEVÃO DA SILVA, QUE FOI TAMBÉM O PRIMEIRO
MORADOR DA COMUNIDADE QUE ESTAVA SE FORMANDO. NO INICIO AS CASAS CONSTRUÍDAS
ERAM SIMPLESMENTE REVESTIDAS COM PLÁSTICO, TECIDO E OUTRAS DE TAIPE (BARRO). AS
FAMÍLIAS QUE FORAM MORAR NESTE LOCAL TINHAM QUE SAIR DO MESMO PARA PROCURAR
TRABALHO NO CENTRO OU OUTRO BAIRRO DE SOBRAL, POIS LÁ, NO INICIO NÃO TINHA
TRABALHO PARA NINGUÉM. ENTÃO AS MULHERES PROCURAVAM TRABALHO NAS CASAS DE
FAMÍLIAS E OS HOMENS IAM PROCURARA TRABALHO NO CENTRO, NO MERCADO, FAZENDO
BISCATES.
NO PADRE PALHANO EXISTEM APROXIMADAMENTE 20
RUAS A MAIORIA COM NOMES DE PADRES E FREIRAS COMO A PE. EDSON, IR. CIRA, IR.
ZITA. HÁ UMA FÁBRICA: DELRIO. A COMUNIDADE DO PADRE PALHANO FICA ENTRE OS
BAIRROS DOM JOSÉ E SUMARÉ.
HOJE,
O BAIRRO CONTA COM DUAS ESCOLAS (PADRE PALHANO E MARIA JOSÉ DOS SANTOS FERREIRA
GOMES) PARA ATENDER A DEMANDA DA COMUNIDADE.
A
ESCOLA
A ESCOLA FOI CONSTRUÍDA NO GOVERNO DO
PREFEITO JOSÉ PARENTE PRADO, E HOMENAGEARAM O EX-PREFEITO DE SOBRAL, PADRE JOSÉ
PALHANO DE SABÓIA, PESSOA MUITO QUERIDA EM SOBRAL. ESTÁ LOCALIZADA AO LADO DA
IGREJA SÃO JOÃO BATISTA, NA RUA PADRE EDSON, S/N.
A
ESCOLA COMEÇOU COM DUAS SALAS DE AULA E UMA SECRETARIA. OS PRIMEIROS
PROFESSORES ENSINAVAM NAS SALAS DE ALFABETIZAÇÃO, 1º SÉRIE E 2º SÉRIE. E,
CLARO, A ESCOLA NÃO TINHA MUROS, APENAS UMA CERCA QUE FECHAVA A MESMA. NO
MOMENTO DO RECREIO, PODIA SE VER CRIANÇAS BRINCANDO E ÀS VEZES, A BOIADA QUE
ADENTRAVA PELA CERCA.
ALGUNS DIRETORES CONTRIBUÍRAM COM A
ESCOLA PADRE PALHANO: BENEDITA PRADO LINHARES (1993, 1995-1999), JOANA CLÁUDIA
F. COELHO (1994), MARIA DE LOURDES NEVES DE PAULA (2000-JULHO DE 2001), ROSA
MARIA FROTA PARENTE (AGOSTO DE 2001-2006), MARIA LUCILENE DE LIMA (2006-2008),
IDINA MARIA PEREIRA ALVES (2008-AOS DIAS ATUAIS-ABRIL 2011). E OUTRAS QUE NÃO
CONSTAM NOS ARQUIVOS E DOCUMENTOS, MAS QUE ESTIVERAM COMO DIRETORAS: JANETE, ZULEICA.
TODAS AS DIRETORAS QUE PASSARAM PELA ESCOLA SE
EMPENHARAM EM ATENDER AS CRIANÇAS MATRICULADAS DA MESMA DA MELHOR MANEIRA
POSSÍVEL, ENFRENTANDO OS DESAFIOS QUE A EDUCAÇÃO MUNICIPAL OUTRORA APRESENTAVA.
NA GESTÃO DA DIRETORA MARIA
LUCILENE DE LIMA (2007) A ESCOLA FOI PREMIADA PELA PRIMEIRA VEZ COM O TROFÉU DE
ESCOLA ALFABETIZADORA POR ATINGIR AS METAS DE APRENDIZAGEM PROPOSTAS PELO
MUNICÍPIO.
EM 2009, NA GESTÃO DA ATUAL DIRETORA,
PROFESSORA IDINA MARIA PEREIRA ALVES, A ESCOLA FOI CONTEMPLADA COM O PRÊMIO
ESCOLA NOTA 10, DO GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ, ATRAVÉS DA AVALIAÇÃO DO SPAECE.
COM O RECURSO DO PRÊMIO FORAM CONSTRUÍDA SALA DE AULA, BIBLIOTECA, BANHEIROS
PARA FUNCIONÁRIOS, SALA DA DIREÇÃO E SECRETARIA E FORAM REFORMADAS AS SALAS DE
PROFESSORES, COORDENAÇÃO, AEE (ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO).
A ESCOLA VEM PASSANDO POR MUDANÇAS SEMPRE COM
O INTUITO DE ATENDER A DEMANDA DA COMUNIDADE, A SABER:
·
2009:
COMEÇA A ATENDER AS CRIANÇAS DE 03 ANOS (INFANTIL III)
·
2010:
PELA PRIMEIRA VEZ OFERECE MATRÍCULA PARA ALUNOS DO 5º ANO
·
2011:
PASSA A ATENDER NA PÓLO AS TURMAS DO INFANTIL AO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
HOJE, A MATRÍCULA ESTÁ ASSIM DISTRIBUÍDA, NOS
TRÊS TURNOS:
·
INFANTIL:
283
·
ENSINO
FUNDAMENTAL: 176
·
EJA:
67
NA GESTÃO DA ATUAL DIRETORA, IDINA MARIA
PEREIRA ALVES, O QUE SE BUSCA É O APERFEIÇOAMENTO DO ENSINO EM CADA ANO
ESCOLAR, QUE AS CRIANÇAS APRENDAM TODOS OS CONTEÚDOS PERTINENTES A CADA PERÍODO
LETIVO E QUE ESTA APRENDIZAGEM SIRVA SEMPRE DE BASE POR TODA A VIDA ESCOLAR
DESSAS CRIANÇAS.