Se há um tema de projeto que, geralmente, dá certo, é desenvolvido de maneira eficaz, este tema é Festa Junina. Até as escolas que não são adeptas a Pedagogia de Projetos, durante o mês de Junho, trabalham o tema desta forma, mesmo que, conscientemente, não saibam ou não queiram assim denominar. Este fato ocorre, pois um projeto não aparece à toa: ele precisa estar relacionado com uma ação especifica, não repetitiva e eventualmente de caráter experimental, e sua realidade deve envolver uma estrutura particular e inédita de operações, para que o aluno possa se sentir envolvido, mas sempre tendo a orientação do professor
Projetos bem sucedidos, de forma geral, são definidos a partir do problema a ser resolvido e da clareza com que se define a solução do problema. No caso das Festas Juninas é óbvio que o principal objetivo é realizar a festa com beleza e encantamento. Contudo, para que isso aconteça há uma movimentação geral a fim de que não seja apenas mais um evento. Há uma preocupação em planejar, organizar e realizar uma festa que envolva toda a comunidade escolar. Sendo assim, os resultados bem definidos orientam o planejamento e a implementação do projeto. Para fazer uma festa junina é preciso escolher uma data e pensar nos preparativos: decoração da escola, quadrilha, venda de refrigerantes e comidas (quais?), jogos (derrubar latas com bolas de meia, coelho que entra na casa, argola, etc.). É preciso pensar ainda na divulgação externa (faixas, cartazes, rádio local, jornal do bairro, carta aos pais e responsáveis) e interna (comunicação aos alunos, professores e funcionários). Em muitas escolas pode ser necessário, em uma festa na qual a escola permanecerá aberta, pedir a presença de policiais para evitar ocorrências indesejáveis. Para cada um dos itens mencionados é preciso haver pessoas que se responsabilizem por sua resolução. Além do mais o tema é amplo e interdisciplinar. São escolhidas músicas e ensaiadas diferentes danças. O espaço é ornamentado durante vários dias. Há preocupação em cada detalhe para fazer a diferença. Originária da tradição popular a festa junina é contextualizada, possibilitando um enfoque enriquecedor e envolvendo a família e toda a comunidade.
Quanto mais o projeto representa um desafio para a equipe envolvida, maior é a probabilidade de que venha a ter sucesso. Projetos bem sucedidos criam na equipe uma sensação de propriedade: “Este é o nosso projeto, o problema que temos de resolver”. Assim acontece com as Festas Juninas.
Seja qual for o tema do projeto é essencial que esteja bem definido, ou seja, alunos e professores devem ter uma idéia bem clara daquilo que se vai fazer, traçar a sua meta. A idéia básica do projeto é exatamente essa, a meta, o sonho, o que determina e justifica as fases do projeto. Para projetar com eficácia deve-se envolver várias fases como: estudo, pesquisa, construção, ensaio, e todas a ações que forem necessárias para a sua realização. Nesse sentido, costuma-se dizer que, para ser um projeto, o desenvolvimento do trabalho na sala de aula deve ter a participação dos alunos em algumas decisões, para que eles aprendam também a analisar situações, tomar decisões e ter a experiência de pôr em prática o que foi planejado. Dizendo de outro modo: no desenvolvimento de um projeto, as decisões devem ser partilhadas entre professor e alunos. Mesmo as decisões que são tomadas previamente pelo professor devem ser explicadas e justificadas, ou seja, partilhadas com os alunos, tendo como referência a realização do projeto.
Outro item de suma importância é integrar as diferentes áreas de estudo. Explorar habilidades diversas e movimentar-se.
Percebo em muitos professores uma ação simplista de entre um exercício e outro, uma cópia e um discurso, oferecer um desenho para colorir ou uma atividade xerocada baseada no tema que diz estar desenvolvendo como projeto. No término do mês reunir todas as folhinhas apresentadas com uma capa: “Projeto tal”. Isso não é projeto!
Quantas vezes navegando na internet recebo projetos de 2 ou 3 páginas. E me pergunto: como assim? É impossível que um projeto se resuma a isso!
Para realizar projetos é fundamental rico material de apoio. Logo, munir-se de todas as sugestões e dicas possíveis sobre o tema. Reunir jogos e brincadeiras, músicas, textos, filmes, agendar excursões e passeios. Vivenciar cada etapa. Listar as dúvidas. Comprometer-se a descobrir junto. Integrar os responsáveis, os demais funcionários da escola, a comunidade.
Projetar significa sonhar sobre o tema. Um sonho repleto de caminhos possíveis, de obstáculos, de surpresas...
Quando sonhamos com a Festa Junina mobilizamos todos ao nosso redor para que este sonho se concretize. Idealizamos os passos com esmero para que nada saia errado. E o item mais importante a meu ver: o fazemos com prazer e entusiasmo. Colocamos gosto, paixão, desejo vivo, latente. E aí o projeto é um sucesso!
Sendo tradicional a escola realizar festa junina o projeto não se finda e se renova a cada ano. Nunca sai de moda, não fica chato e é sempre atraente. Não deveria ser assim também com outros temas? Se não o é falta algum ingrediente. Antes de elaborar seu projeto pense numa festa junina. Tente acrescentar no seu tema os ingredientes semelhantes, buscando atingir o prazer e o entusiasmo que mobiliza todos. Nem que para isso seja necessário transformar a escola numa grande festa...
“O trabalho com projetos aparece como uma das formas de se resgatar a educação que tem se mostrado precária e insuficiente, talvez a pedagogia de projetos deva ser mais estudada e analisada para ser realmente utilizada podendo contribuir com todas as suas potencialidades.”
Educadora especialista em pedagogia de projetos, escritora, autora do livro “Projetos Pedagógicos Dinâmicos: a paixão de educar e o desafio de inovar”, publicado pela editora wak; autora e tutora de cursos presenciais e on-line de educação continuada a docentes, coach, palestrante.
Twitter: @PatyFonte Blog: www.paixaodeeducar2.blogspot.com
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