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Festas Juninas – isto é um projeto!


Se há um tema de projeto que, geralmente, dá certo, é desenvolvido de maneira eficaz, este tema é Festa Junina. Até as escolas que não são adeptas a Pedagogia de Projetos, durante o mês de Junho, trabalham o tema desta forma, mesmo que, conscientemente, não saibam ou não queiram assim denominar. Este fato ocorre, pois um projeto não aparece à toa: ele precisa estar relacionado com uma ação especifica, não repetitiva e eventualmente de caráter experimental, e sua realidade deve envolver uma estrutura particular e inédita de operações, para que o aluno possa se sentir envolvido, mas sempre tendo a orientação do professor
Projetos bem sucedidos, de forma geral, são definidos a partir do problema a ser resolvido e da clareza com que se define a solução do problema. No caso das Festas Juninas é óbvio que o principal objetivo é realizar a festa com beleza e encantamento. Contudo, para que isso aconteça há uma movimentação geral a fim de que não seja apenas mais um evento. Há uma preocupação em planejar, organizar e realizar uma festa que envolva toda a comunidade escolar. Sendo assim, os resultados bem definidos orientam o planejamento e a implementação do projeto. Para fazer uma festa junina é preciso escolher uma data e pensar nos preparativos: decoração da escola, quadrilha, venda de refrigerantes e comidas (quais?), jogos (derrubar latas com bolas de meia, coelho que entra na casa, argola, etc.). É preciso pensar ainda na divulgação externa (faixas, cartazes, rádio local, jornal do bairro, carta aos pais e responsáveis) e interna (comunicação aos alunos, professores e funcionários). Em muitas escolas pode ser necessário, em uma festa na qual a escola permanecerá aberta, pedir a presença de policiais para evitar ocorrências indesejáveis. Para cada um dos itens mencionados é preciso haver pessoas que se responsabilizem por sua resolução. Além do mais o tema é amplo e interdisciplinar. São escolhidas músicas e ensaiadas diferentes danças. O espaço é ornamentado durante vários dias. Há preocupação em cada detalhe para fazer a diferença. Originária da tradição popular a festa junina é contextualizada, possibilitando um enfoque enriquecedor e envolvendo a família e toda a comunidade.
Quanto mais o projeto representa um desafio para a equipe envolvida, maior é a probabilidade de que venha a ter sucesso. Projetos bem sucedidos criam na equipe uma sensação de propriedade: “Este é o nosso projeto, o problema que temos de resolver”. Assim acontece com as Festas Juninas.
Seja qual for o tema do projeto é essencial que esteja bem definido, ou seja, alunos e professores devem ter uma idéia bem clara daquilo que se vai fazer, traçar a sua meta. A idéia básica do projeto é exatamente essa, a meta, o sonho, o que determina e justifica as fases do projeto. Para projetar com eficácia deve-se envolver várias fases como: estudo, pesquisa, construção, ensaio, e todas a ações que forem necessárias para a sua realização. Nesse sentido, costuma-se dizer que, para ser um projeto, o desenvolvimento do trabalho na sala de aula deve ter a participação dos alunos em algumas decisões, para que eles aprendam também a analisar situações, tomar decisões e ter a experiência de pôr em prática o que foi planejado. Dizendo de outro modo: no desenvolvimento de um projeto, as decisões devem ser partilhadas entre professor e alunos. Mesmo as decisões que são tomadas previamente pelo professor devem ser explicadas e justificadas, ou seja, partilhadas com os alunos, tendo como referência a realização do projeto.
Outro item de suma importância é integrar as diferentes áreas de estudo. Explorar habilidades diversas e movimentar-se.
Percebo em muitos professores uma ação simplista de entre um exercício e outro, uma cópia e um discurso, oferecer um desenho para colorir ou uma atividade xerocada baseada no tema que diz estar desenvolvendo como projeto. No término do mês reunir todas as folhinhas apresentadas com uma capa: “Projeto tal”. Isso não é projeto!
Quantas vezes navegando na internet recebo projetos de 2 ou 3 páginas. E me pergunto: como assim? É impossível que um projeto se resuma a isso!
Para realizar projetos é fundamental rico material de apoio. Logo, munir-se de todas as sugestões e dicas possíveis sobre o tema. Reunir jogos e brincadeiras, músicas, textos, filmes, agendar excursões e passeios. Vivenciar cada etapa. Listar as dúvidas. Comprometer-se a descobrir junto. Integrar os responsáveis, os demais funcionários da escola, a comunidade.
Projetar significa sonhar sobre o tema. Um sonho repleto de caminhos possíveis, de obstáculos, de surpresas...
Quando sonhamos com a Festa Junina mobilizamos todos ao nosso redor para que este sonho se concretize. Idealizamos os passos com esmero para que nada saia errado. E o item mais importante a meu ver: o fazemos com prazer e entusiasmo. Colocamos gosto, paixão, desejo vivo, latente. E aí o projeto é um sucesso!
Sendo tradicional a escola realizar festa junina o projeto não se finda e se renova a cada ano. Nunca sai de moda, não fica chato e é sempre atraente. Não deveria ser assim também com outros temas? Se não o é falta algum ingrediente. Antes de elaborar seu projeto pense numa festa junina. Tente acrescentar no seu tema os ingredientes semelhantes, buscando atingir o prazer e o entusiasmo que mobiliza todos. Nem que para isso seja necessário transformar a escola numa grande festa...
“O trabalho com projetos aparece como uma das formas de se resgatar a educação que tem se mostrado precária e insuficiente, talvez a pedagogia de projetos deva ser mais estudada e analisada para ser realmente utilizada podendo contribuir com todas as suas potencialidades.”

Paty FontePaty Fonte (Patricia Lopes da Fonte)
Educadora especialista em pedagogia de projetos, escritora, autora do livro “Projetos Pedagógicos Dinâmicos: a paixão de educar e o desafio de inovar”, publicado pela editora wak; autora e tutora de cursos presenciais e on-line de educação continuada a docentes, coach, palestrante.
Idealizadora e diretora dos sites:
www.projetospedagogicosdinamicos.com www.cursosppd.com.br
Twitter: @PatyFonte Blog: www.paixaodeeducar2.blogspot.com

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